Python3 10 – Zip, Map, Reduce, Filter e Lambda

porRudson Alves

Python3 10 – Zip, Map, Reduce, Filter e Lambda

Este artigo é a parte 10 de 10 na série Python3

Ao longo destes textos, algumas das classes builtin do Python1 foram tratadas como funções, apenas pela comodidade de não ter de adentrar em explicações prematuras sobre classes e orientação a objetos. Comandos como list(), tuple(), dict(), complex(), float(), int(), str(), entre outros empregados ao longo destes textos, são todos classes no Python, os quais retornam como objetos uma lista, tupla, dicionário, número complexo, ponto flutuante, inteiro e string, respectivamente.

Ler mais

porRudson Alves

Python3 09 – Classes e Orientação a Objetos

Este artigo é a parte 9 de 10 na série Python3

Ao longo de todos os textos apresentados, instâncias de classes foram usadas extensivamente. Embora na maior parte destes o paradigma predominante tenha parecido ser o procedural, orientação a objetos sempre esteve à margem. O Python é uma linguagem multi paradigma, possibilitando ao programador desenvolver seus aplicativos no estilo de sua escolha ou mesmo misturá-los, aproveitando o que há de melhor nos diferentes paradigmas.

Ler mais

porRudson Alves

Python3 08 – Tratamento de Exceções e Arquivos

Este artigo é a parte 8 de 10 na série Python3

Este texto será um adendo aos tópicos apresentados até o momento, com a adição de dois conteúdos que acabaram ficando de fora dos textos anteriores: o tratamento de exceções/erros e leitura e escrita em arquivos.

No texto seguinte será adicionado mais um tópico para completar a base de conhecimentos para a programação em Python, com a Orientação a Objetos, mas por agora este pequeno adendo.

porRudson Alves

Python3 07 – Dicionários

Este artigo é a parte 7 de 10 na série Python3

Dicionário é um tipo de estrutura de dados nativa do Python muito versátil, podendo se situar como uma base de elementos em um banco de dados a aplicações mais diretas, como: um simples dicionário de palavras, transladando entre idioma1 x idioma2, mnemônico x código de máquina, …; como elementos em um banco de dados, se auxiliado por outras estruturas de dados como lista, tuplas ou mesmo dicionários de um dicionário; como a base na criação de objetos, compondo os atributos de uma classe; entre outras. As aplicações são muitas, se bem compreendidas suas nuances e tendo um pouco de criatividade.

Ler mais

porRudson Alves

Python3 06 – Conjuntos (Set)

Este artigo é a parte 6 de 10 na série Python3

Conjuntos são um tipo especial de dados do Python com características bem específicas, principalmente para serem empregados como chaves em dicionários e bancos de dados.

Ler mais

porRudson Alves

Python3 05 – Sequências: Listas

Este artigo é a parte 5 de 10 na série Python3

Das estruturas de dados em Python, a mais empregada por novos programadores é, de longe, a lista. Isto se deve, principalmente, a sua semelhança funcional às estruturas de dados mais tradicionais encontradas em outras linguagens, como os vetores. No entanto, as listas em Python são bem mais versáteis que as tradicionais estruturas de vetores e matrizes, como será mostrado neste texto.

Ler mais

porRudson Alves

Python3 04 – Sequências: Strings e Tuplas

Este artigo é a parte 4 de 10 na série Python3

O Python é uma linguagem muito rica e repleta de peculiaridades, de forma que escrever algo sobre ele acaba se tornando um tanto quanto desafiador, dada a diversidade tópicos e aspectos interessantes para abordar.

Como o meu objetivo inicial era fazer uma revisão dos conceitos e definições do Python 3, estava para criar uma coletânea de textos focando mais nas peculiaridades da linguagem do que na apresentação de algo mais formal. No entanto, o material tem ganhado volume e achei mais conveniente organizar os textos de forma mais didática.

porRudson Alves

Python3 03 – Controle de Fluxo e Funções

Este artigo é a parte 3 de 10 na série Python3

Neste texto, trago uma descrição das estruturas de controle de fluxo de programa, como a instrução if e as sentenças de laço de repetição for e while. Este texto acabou por ser o sexto a ser escrito desta série de Python 3 mas, devido à sua necessidade para uma melhor apresentação das estruturas de dados mais sofisticadas do Python, enriquecendo a experiência, achei conveniente trazê-lo para esta posição.

Ler mais

porRudson Alves

Python3 02 – “Variáveis”

Este artigo é a parte 2 de 10 na série Python3

Neste texto, vou dissertar um pouco mais a fundo sobre variáveis em Python, explorando mais sobre a tipagem dinâmica, identificadores e operadores, além de aproveitar para explorar algumas particularidades da linguagem.

Ler mais

porRudson Alves

Python3 01 – Iniciando…

Este artigo é a parte 1 de 10 na série Python3

Nesta nova série, pretendo apresentar a linguagem de programação Phyton 3, mais especificamente 3.6.1 e superiores, conforme o texto for sendo desenvolvido. A intenção é criar uma coletânea de artigos sucintos, mas ainda com profundidade suficiente para dar uma boa compreensão do Python 3 e suas especificidades. O texto será construído com foco no usuário iniciante em Python, não sendo necessário o conhecimento de versões anteriores. Porém, algum conhecimento em programação pode ser conveniente.

Ler mais