Slackware no Avell B155 MAX

Outubro 29th, 2014 por rudsonalves No comments »

Recentemente adquirir um notebook novo da Avell, o Titanium B155 MAX. A Avell, para quem não conhece, é uma montadora brasileira apenas de notebooks de alto desempenho, com foco em jogos. A empresa já está no mercado a 9 anos, o que para mim foi uma surpresa. E tem sido muito bem avaliada pelos seus consumidores.

O notebook não é um primor em designer, estando ainda bem atrás de notes como os HPs importados (os nacionais são terríveis não apenas em designer mas também em qualidade do hardware e material), os Sony ou Acer. Mas o que ele perde em designer ganha em muito em qualidade dos dispositivos empregados. Com exceção do display que não superou o do meu antigo Dell XPS 15, não tenho muito o que reclamar.

LibreOffice e o TexMaths

Outubro 26th, 2014 por rudsonalves No comments »

A algum tempo atrás encontrei uma extensão fantástica para escrever equações no Libreoffice, o TexMaths. O projeto está no Sourceforge, como aponta o link atrás.

O TexMaths é um addon para o LibreOffice, com objetivo de prover suporte ao LaTeX no LibreOffice. Desta forma equações em LaTeX podem ser inseridas como imagens SVG ou PNG, enquanto que o código LaTeX é salvo juntamente com o seu texto para futuras alterações.

LibreOffice sem caracteres gregos minúsculos

Agosto 12th, 2014 por rudsonalves No comments »

Recentemente reparei que o LibreOffice havia perdido os caracteres gregos minúsculos no editor de equações. Falo dos caracteres gerados pelos códigos: %pi, %theta, %gamma, e muitos outros, que nas últimas versões simplesmente desapareceram.

Me parece ser um bug recorrente a algumas versões do LibreOffice, mas como havia algum tempo que não editava com tais caracteres, não havia percebido.

Fixar a Tamanho do Konsole, Dolphin, …

Outubro 31st, 2013 por rudsonalves No comments »

Para quem usa muito o terminal os constantes redimensionamentos deste pode se tornar um incômodo. Nem sempre me lembro de restaurar o terminal a sua dimensão original antes de fechá-lo e em muitos casos necessito redimensioná-lo para usos específicos o que me leva a uma restauração manual do tamanho da janela.

O resultado disto é que ao reabrir o terminal este nunca reabre com as mesmas dimensões que havia iniciado a última seção, forçando mais redimensionamento manual.

Instalar Fontes no Slackware

Outubro 23rd, 2013 por rudsonalves No comments »

O Slackware possui várias fontes instaladas, para as mais diversas necessidades. Geralmente não necessito de outras fontes, mas há ocasiões em que se é necessário o uso de uma fonte específica.

Há duas formas básicas de se fazer isto no Slackware:

tmux: Um Multiplexador de Terminais

Setembro 16th, 2013 por rudsonalves 4 comments »

Embora utilize o terminal com bastante frequência a mais de 20 anos, nunca me interessei muito pelo aplicativo screen, o multiplexador de terminais que conhecido desde meus tempos de mestrado na Unicamp.

Recentemente, com a entrada de dois estagiários da Ciência da Computação para trabalhar em desenvolvimento de aplicativos no Laboratório de Física, tenho sido constantemente instigado a remexer alguns comandos e aplicativos, os quais não havia dado muita importância até então.

Inspiron com SSD e boot efi

Agosto 7th, 2013 por rudsonalves 1 comment »

Reuni neste texto uma experiência recente com a instalação do Slackware64 em um notebook com um SSD 120GB e com Unified Extensible Firmware Interface (UEFI), uma camada entre o Sistema Operacional e o firmware da máquina, que vem ganhando espaco do antigo BIOS.

» Read more: Inspiron com SSD e boot efi

Python: pudb um debug de primeira

Junho 29th, 2013 por rudsonalves No comments »

O Python possui um debug incluso acionado pela carga do módulo pdb, que pode ser chamado pelo interpretador, para debugar funções e classes ou externamente para debugar programas, chamando-o pela flag -m, como na linha:

user@khelben:$ python -m pdb myscript.py

Calc: Média dos “N” Maiores Valores de uma Lista

Junho 24th, 2013 por rudsonalves No comments »

Para calcular as notas de meus alunos de Laboratório, geralmente é necessário de fazer umas operações um pouco mais complexas que uma simples média, de forma que uma simples função do Calc nem sempre resolve a questão.

O problema que proponho aqui consiste em fazer a média das “N” maiores notas de um conjunto de “M” notas de relatórios, utilizando uma planilha Calc, onde “M” deve ser maior ou igual a “N”.

Grub2 com EFI em Slackware

Junho 20th, 2013 por rudsonalves 1 comment »

Dos bootloaders com suporte a UEFI (Unified Extensible Firmware Interface, ou em português Interface Unificada de Firmware Extensível) que tive a oportunidade de conhecer, continuo achando o Grub2 o mais versátil e eficiente. Umas de suas características que mais me agrada é a forma simples com que ele gerencia os kernels instalados, sem a necessidade de reinstalar o bootloader a cada compilação ou instalação promovida ao kernel.

Neste texto tento fazer uma breve descrição do processo de instalação do Grub2 no Slackware, essencialmente reunindo algumas informações garimpadas na rede e adicionando um pouco de experiências próprias. A essência do que será apresentado aqui está no texto “Set up Grub as boot loader on UEFI hardware”, uma excelente texto do Arubin, postado no Slackware Documentation Project.