O ç no Firefox e Thunderbird, usando LANG en

Setembro 7th, 2010 por rudsonalves Leave a reply »


Origem: http://www.async.com.br/~kiko/diary.html?date=20.10.2004

Me acostumei a usar o sistema em inglês e acabo perdendo muito tempo quando tenho que fazer o contrário. No Kde isto nunca foi um problema, pois bastava não instalar o pacote de linguagem pt_BR, que mesmo o sistema estando configurado para pt_BR o ambiente gráfico permanecia em inglês, ao menos na maioria dos aplicativos.

No XFce, Gnome e, acredito, que vários outros ambientes gráficos, a configuração da língua do aplicativo fica por conta das definições em /etc/profile.d/lang.sh ou .csh, dependendo do seu shell. Por isto é necessário deixar a variável LANG em pt_BR.ISO8859-1, o que deixa todos os aplicativos gtk em português. Isto foge ao objetivo inicial, por isto a variável LANG será configurada para en_US.ISO8859-1.

Com isto aplicativos gtk, como Firefox e Thunderbird, ficam com o ć no lugar do ç. Isto é facilmente resolvido comunicando ao gtk que a língua inglesa também terá o ç. Para isto edite o arquivo /etc/gtk-2.0/x86_64-slackware-linux/gtk.immodules e adicione um “en” à linha:

...
"cedilla" "Cedilla" "gtk20" "/usr/share/locale" "az:ca:co:fr:gv:oc:pt:sq:tr:wa"
...

que deve ficar assim

...
"cedilla" "Cedilla" "gtk20" "/usr/share/locale" "az:ca:co:en:fr:gv:oc:pt:sq:tr:wa"
...

No entanto, sempre que o sistema reconstruir o gtk.immodules, o que geralmente ocorre no na inicialização do Slackware, esta alteração será perdida. O sed abaixo resolve o problema, embora ainda não tenha encontrado uma solução melhor:

sed -i 's/az:ca:co:fr/az:ca:co:en:fr/' /etc/gtk-2.0/x86_64-slackware-linux/gtk.immodules

Adicione-o ao final do script /etc/rc.d/rc.local.


QR Code
Advertisement

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.