Acessar partições ntfs no Slackware 13.37+

Julho 18th, 2011 por rudsonalves Leave a reply »

Por muito tempo resisti em usar partições ntfs ou vfat, sempre formatando meus dispositivos nos mais diversos sistemas de arquivo disponíveis no Slackware. No entanto a pressão, principalmente da industria, é grande e não se faz eletrônicos com acesso a outros tipo de sistema de arquivos que não seja os da MS. Acho isto uma tolice, uma dependência alimentada pela indústria a qual não se preocupa com os clientes, apenas repassa este custo ao consumidor. Não vejo motivo para não se fazer “drivers” para os sistemas da MS ler e gravar outros sistemas de arquivo. Mas isto parece uma guerra perdida.

Com isto fui obrigado a adicionar o suporte ao ntfs (principalmente devido a escrita de arquivos maiores que 4G) às minhas instalações do Slackware residencial. Pesquisei muito na rede tentando encontrar uma forma simples e transparente para fazer isto e confesso que encontrei de tudo, até alterar as permissões dos dispositivos de forma destrutiva (777).

Mas ao final encontrei uma forma que achei elegante e simples numa discussão num dos artigos do blog do Alien Bob (Modular KDE 4.7.0 arrives for Slackware). A solução é muito simples e consistia em fazer um link simbólico do /sbin/mount.ntfs para /sbin/mount.ntfs-3g. Como root dê o comando a seguir:

root@khelben:# ln -s /sbin/mount.ntfs-3g /sbin/mount.ntfs

Assim a montagem de dispositivos ntfs funcionará para qualquer dispositivo conectado às portas usb (além do disco local) através do próprio dolphi. Caso dê algum erro, remova o /sbin/mount.ntfs antes de fazer o link.

Com isto não é necessário editar o fstab nem mesmo alterar qualquer permissão no seus dispositivos.


QR Code
Advertisement

Leave a Reply

Spam Protection by WP-SpamFree