LibreOffice e o TexMaths

Outubro 26th, 2014 por rudsonalves Leave a reply »

A algum tempo atrás encontrei uma extensão fantástica para escrever equações no Libreoffice, o TexMaths. O projeto está no Sourceforge, como aponta o link atrás.

O TexMaths é um addon para o LibreOffice, com objetivo de prover suporte ao LaTeX no LibreOffice. Desta forma equações em LaTeX podem ser inseridas como imagens SVG ou PNG, enquanto que o código LaTeX é salvo juntamente com o seu texto para futuras alterações.

Instalação

Além do LaTeX/teTex, o TexMaths possui duas dependências que são os aplicativos dvipng e o dvisvgm. No Slackware o aplicativo dvipng já vem compilado juntamente com o pacote tetex, e com isto o dvisvgm é opcional. Mas caso queira instalá-lo siga as instruções abaixo.

Instalação do dvisvgm

Para o Slackware tive que instalar a versão 1.4, pois a última (1.8.1) estava dando algum erro na compilação. Para gerar o pacote no Slackware execute os comando a seguir, como root:

root@computer:# wget http://rra.etc.br/linux/dvisvgm/dvisvgm.tar.gz
root@computer:# tar xvf dvisvgm.tar.gz
root@computer:# cd dvisvgm/
root@computer:# wget http://sourceforge.net/projects/dvisvgm/files/dvisvgm/1.4/dvisvgm-1.4.tar.gz
root@computer:# ./dvisvgm.SlackBuild
...
root@computer:# installpkg /tmp/dvisvgm-1.4-x86_64-1_SBo.txz
...

Recentemente submeti o SlackBuild do dvisvgm para o SlackBuild.org e agora deve ser possível instalar o pacote dvisvgm com uma simples chamada ao sbopkg:

root@computer:# sbopkg -i dvisvgm
...

Instalação do addon TexMaths

Em seguida baixe o addon do TexMaths do repositório:

TexMaths-0.41.oxt

Salve em algum diretório de sua preferência. Em seguida abra o LibreOffice e vá em Ferramentas -> Gerenciador de Extensão e pressione o botão Adicionar…. Selecione o arquivo baixado e pronto, o addon está instalado.

Erro “BASIC runtime error. Object variable not set.”

A algum tempo que estou as voltas com a instalação do Slackware em uma máquina nova que comprei. E hardware novo é sempre um desafio no Linux. Não tem sido diferente no meu Avel B155 MAX.

No entanto nem todos os problemas são devido ao hardware, sendo alguns coisas estranhas que somente os softwares podem gerar. Em suma, instalei toda a máquina com estava instalada em meu note anterior mas o addon TexMaths estava dando erro “BASIC runtime error. Object variable not set.” na linha 428, como replicada abaixo:

    ...
    oDrawDocCtrl = oDrawDoc.getCurrentController()

Gastei alguns dias tentando encontrar o problema o que não resultou em nada significativo. Aparentemente houve um bug gerado nesta linha em versões anteriores, mas foi corrigido nas versões posteriores a 0.38. Tentei instalar fontes que “supostamente haviam sido removidas do pacote do Latex”, como sugeriu alguém na rede, recompilei os pacotes dvipng e o dvisvgm, sendo o primeiro nem mesmo necessário, até tentei recompilar o tetex, mas nada resolveu o problema.

A solução foi bem simples. Bastou remover o diretório ~/.config/libreoffice e deixar que novos arquivos de configuração fossem criados pelo LibreOffice e tudo voltou a funcionar.

Conclusões

A figura abaixo apresenta minhas motivações para usar o Latex para gerar as equações.

math01

Pessoalmente acho o resultado mais bonito e estiloso que as equações geradas pelo editor de equações do LibreOffice. E por final são os recursos como eqnarray, array e muitos outros que são bem mais flexíveis no Latex.

Espero ter ajudado.


QR Code
Advertisement

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.